Narciso não conseguia parar de se olhar seu reflexo espelhado, precisava admirar sua beleza de cada ponto, cada ângulo, cada variação de luz. Admirava-se e tinha a necessidade de ser admirado.
Todos temos, em algum nível, certo narcisismo. Isso é comumente discutido. O que eu ouço pouco é sobre a síndrome narcisista. Não a necessidade da auto-afirmação da nossa beleza por nós mesmos e pelos outros, mas o simples ver da aparência. Já explico.
É natural do ser humano precisar enxergar o outro fisicamente: se está escuro demais, nos esforçamos para tentar distinguir da melhor forma possível a forma do outro com a visão e com o tato; mas, e no mundo virtual onde muitas vezes não existe nem a aparência?
Sempre há a curiosidade de saber como é a outra pessoa, não importa o grau de beleza. O conteúdo é transmitido através da conversa, mas a parte física só pode ser mostrada por fotos e vídeos, que nem sempre são necessariamente verdadeiros, como são os casos dos fakes e dos que usam fotos de personagens e desenhos para enganar ou manter o anonimato.
O engraçado é que, quando pedimos pelo conteúdo, a pessoa logo o despeja, pode ser falando sobre si, ou falando sobre temas gerais; mas, quando pedimos por sua imagem, logo ela liga o sistema de defesa e a necessidade de auto-afirmação e se usa de falas como: “Ah, você quer ver se sou bonito(a) ou feio(a)?”
O ato de classificar as pessoas é inevitável, inerente do ser humano, mas, diversas vezes, não é essa a real intenção. Muitos acham que todos, a todo o momento, procuram somente pelo belo, e aí entra a necessidade de auto-afirmação e a necessidade da aprovação do outro. Todos já pensamos alguma vez: tal pessoa é feia pra caralho, mas como assim ela não gostou de mim?
Essa é a tal síndrome da qual falo, é como se narciso estivesse em um quarto escuro, com centenas de pessoas e, por azar, um feixe de luz entra pro alguma fresta e o ilumina. Então ele corre desesperadamente atrás de mais luz, para iluminar aos demais e ver se são belos o suficiente para perguntar o que acharam de si.
Não importa o motivo ou a hora, quando o assunto é aparência física, desejamos um feedback positivo